sexta-feira, 26 de junho de 2009

Grupo Homenageado do VI FECTA




Para contribuir e viabilizar o fortalecimento da Cultura Popular, sua memória e história é que surge o Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular. Nasceu em 2003, durante os cursos de capacitação em Técnica Teatral, Montagem de Espetáculo e Artes Circenses; promovidos por parcerias entre o PROARES, Núcleo de Arte, Educação e Cultura (NAEC) e a Associação Teatral de Maracanaú (TEMA).

A partir daí jovens que participaram destas capacitações, sentiram necessidade de dar continuidade a esse trabalho, tendo o Teatro como marco de partida, passa a desenvolver técnicas como ferramentas de resgate da cultura popular entre elas estão; o Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Percussão, Figurinos, Confecção de Máscaras culminando na figura do Palhaço a principal característica do grupo.

Hoje as ruas e praças de Maracanaú são invadidas pela alegria desses jovens de comunidades carentes que com suas Pernas de Pau, suas Acrobacias e Malabares, não deixam morrer a arte circense que por vezes vinculadas a Educação, Saúde e Meio Ambiente preservam e ajudam na conservação do patrimônio cultural e da cidadania do nosso povo.


Acesse: http://garajaldeteatro.blogspot.com/

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Festival de esquetes movimenta o início das férias no Dragão do mar



O FECTA, Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece, ocorrerá de 4 a 10 de julho no Centro Cultural Dragão do Mar. O evento proporcionará ao público uma semana de programação teatral que envolve oficinas e apresentação de esquetes.
Esta já é a sexta edição do Festival que premia esquetes em categorias como: melhor esquete, melhor diretor, melhor atriz e ator, dentre outras na mostra competitiva que se inicia às 18:30h. A análise dos esquetes será feita pelo júri composto por Cláudio Ivo, Ednéia Tuti, Walden Luís e Herê Aquino. Esquetes que não foram selecionadas para a mostra competitiva podem mostrar seu trabalho na mostra paralela que ocorre a partir das 17h no auditório do Dragão. Durante o Festival, a Cia. Teatral Acontece (CTA) também oferecerá oficinas teatrais no período da manhã. Quem se interessar, pode se inscrever na sede da Associação dos contabilistas (ACONTECE) que fica localizada na Av. Tristão Gonçalves, 827, Centro, com um dos integrantes da CTA nas oficinas de ritmo, dança e consciência corporal, técnicas circenses e iniciação teatral.
As inscrições dos esquetes para o Festival ocorreu em todo o mês de maio na sede da Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará (ACONTECE) e a seletiva foi feita no dia 30 de maio. A comissão divulgou o resultado no dia primeiro de junho tornando pública a participação no Festival de grupos de todo o estado.

Quem faz...
A idéia inicial do evento é do diretor e arte-educador Almeida Júnior. Ele, juntamente com a atriz e arte-educadora Tarciana Castelo Branco e com o ator e iluminador Wallace Rios, desenvolveu o projeto para a primeira edição do Festival que aconteceu em 2004 no Teatro Morro do Ouro. O trio ainda foi responsável pelo sucesso da repetição do evento no ano seguinte. A partir de 2006, os integrantes da CTA passam a fazer parte da comissão organizadora sob a coordenação de Almeida Júnior. Neste ano, a nova composição da Cia. conta com nomes como Renata Cavalcante, Luís Albuquerque, Gleydison Felício, Álvaro Renê promete realizar a melhor de todas as edições do Festival mantendo a qualidade e a responsabilidade. Aproveitem!

Histórico da Cia.Teatral Acontece




A Cia. Teatral Acontece (CTA) surgiu no dia 16 de Julho de 2002, com o objetivo de gerar oportunidade aos novos atores e novos arte-educadores, de lá pra cá já realizou várias atividades para a classe teatral e a comunidade, dentre elas destacamos:

CITA - Curso de Iniciação Teatral Acontece que já formou, até 2007, 13 turmas de atores;uma em Baturité, uma em Pacajus, uma em Horizonte e dez em Fortaleza. (Criado em Julho de 2002);

CONARCE - Confraternização dos Artistas Cearenses, que valoriza os artistas de todo o Estado do ceará através do PRÊMIO CITA e integra a classe (criado em dezembro de 2003);

FECTA - Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece que reúne grupos de teatro de todo o Estado do Ceará fazendo um repertório de bons espetáculos teatrais (criado em maio de 2004);

Jornal bARTEdores que trazia informação a todos os Artistas do estado do Ceará ( 2003 a 2005)

Jornal da CTA - Informativo das atividades da Cia. Teatral Acontece e dos eventos realizados pela classe artística do Estado do Ceará (2006 a 2008).

Inauguramos em 2008 a Casa do Artista Cearense Acontece-CACA com espaços para ensaios, formação, leitura e informática.

Nesse período também realizamos em 2006 a comemoração do dia do ator, montamos de 2002 a 2008 mais de 10 espetáculos, ganhamos no ano de 2006 dois projetos um da FUNARTE (Fundação Nacional da Arte) com o espetáculo infantil “Emilia Quer Ser Princesa” e outro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) com o espetáculo “Onde Canta a Jandaia”.

ESPETÁCULOS MONTADOS:

2002- “Nordeste Independente”;
2003- “Uma Viagem a São Saruê”, “A Princesinha Acontece” e “A Maldição das Bruxas”;
2004- “O Eclipse” e “O Casamento da Chapéu”;
2005- “Nos Olhos da Alma”
2006- “O Homem do Sol no Céu da Boca”, “A Escada de Jacó”, “Emilia Quer Ser Princesa” e “Onde Canta a Jandaia”;
2007- “A Gata Borralheira”, “Filé com Fritas ao Vinagrete”,
2008- “As Filhas da Glória”

Fazendo Acontecer



Eis que surge aqui Almeida Júnior, ator, diretor e produtor teatral, ex- diretor Presidente da Federação Estadual de Teatro do Ceará- FESTA, Diretor Presidente da Cia. Teatral Acontece- CTA, Diretor Financeiro da Confederação Brasileira de Teatro – CBT, Diretor Social da Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará.
E acima de tudo um Guerreiro‼
Responsável por essa festa linda e por toda a trajetória do FECTA

Um pouco da sua Trajetória:
1998 - Foi chamado para o fazer teatral atuando no Grupo Pirilampo; fez oficina com Walden Luiz de 1998 a 2000;
1999 - Assumi a Diretoria de Relações Públicas da ASTEC -Associação dos Técnicos Em Contabilidade criando o Grupo Cultural onde escreveu, dirigiu e atuou em diversos esquetes;
2001 - Concluiu o Curso Princípios Básicos de Teatro com Joca Andrade e a oficina do SESC com Wellington Pará;
2002 - Um dos fundadores da ACONTECE-Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará, assumindo o Cargo de Vice-diretor Social e Cultural criando o CITA- Curso de Iniciação Teatral Acontece que hoje está em sua 15a Turma, fundou também a Cia. teatral Acontece;
2003 - Lança para o Artista Cearense o jornal bARTEdores e a CONARCE- Confraternização dos Artistas Cearenses
2004 - Lança para o Artista Cearense o FECTA-Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece;
2005 - É eleito por 84,5% dos votos para a presidência da FESTA-Federação Estadual de Teatro Amador do Ceará.
2006 - Produziu a XIV Mostra Estadual de Teatro da FESTA que estava desativada desde 1991, produziu a XI Mostra de Teatro de Estudante, lança o JORNAL CTA.
2007- Expandiu o CITA para as cidades de Pacajus e Baturité, realizou o XVI Congresso Brasileira de Teatro, foi eleito Diretor Tesoureiro da Confederação Brasileira de Teatro - CBT.
2008 - Inaugura a Casa do Artista Cearense Acontece-CACA no dia 15 de fevereiro de 2008, formou três turmas do CITA 11º , 12º e 13º TURMAS

O Festival


O Festival de esquetes da Cia. Teatral Acontece (FECTA), surgiu em maio de 2004 com o objetivo de trazer a sua contribuição para o teatro cearense e proporcionar aos grupos de Fortaleza uma troca de experiências.
No primeiro apenas a cidade de Fortaleza participou tendo ao todo 20 grupos da capital, em 2005 ele se expandiu para o interior aumentando para 52 a participação, em 2006 tivemos além da mostra competitiva e paralela a mostra de humor. O FECTA não é um festival excludente, esse é o nosso diferencial, todos os que se inscreveram tem oportunidade de participar seja na mostra competitiva, mostra paralela.
Como o FECTA tem a característica de valorização e incentivo aos novos grupos, todos os anos o festival de esquete, homenageia um grupo da cena de teatro cearense, em 2004 o FECTA teve como primeiro homenageado Eurico Bivar dramaturgo, artista plástico e arte-educador, em 2005 nosso homenageado foi a Comédia Cearense um dos mais antigos grupos do estado, em 2006 homenageamos o Grupo Bagaceira que está conquistando todo o Brasil com sua linguagem teatral, em 2007 três grupos foi homenageando a Cia. Argumento de Graco Alves, Grupo CEM de Silvia Moura, Grupo Imagens de Edson Cândido, todos esses grupos completaram cinco anos de existência em 2007, em 2008 foi o ator, diretor, dramaturgo, arte-educador, com mais de 45 anos de carreira, Walden Luis. Em 2008 foi o grupo teatro novo. E em 2009 será o Grupo de Teatro Garajal reconhecido na cena teatral cearense pelo seu trabalho com resgate da cultura popular.
Outro diferencial do FECTA é que seu troféu foi batizado pelo nome de um artista que está literalmente vivo em nosso teatro, JOÃO ANDRADE JOCA, por acreditarmos que merecemos ser valorizados quando ainda estamos vivos, pois depois de mortos a emoção não é a mesma. João Andrade Joca é ator, diretor, arte-educador e vem ao longo dos tempos formando novas gerações de artistas através do Curso Princípios Básicos de Teatro do Teatro José de Alencar.
Neste mês de férias o povo cearense vai começar tomando um banho de cultura e praticamente de graça, pois todas as oficinas e a mostra paralela serão gratuitas. A mostra competitiva será a preço de R$ 4,00 (Inteira) e R$ 2,00 (meia) valor de formação de plateia, um programa indispensável a todos que apreciam a cultura.